Novo animal no Zoológico de Sapucaia

O Zoológico de Sapucaia do Sul está em festa, com o nascimento de dois novos animais. Os filhotes, um macaco babuíno sagrado e uma anta nasceram em março e já são motivos de orgulho e alegria para tratadores e demais funcionários do local. Apesar de ambos os exemplares terem quase um mês de vida, somente a anta, já está em exposição para o público. O filhote de babuíno, que nasceu no último dia 11, segue sob os cuidados da mãe em um recinto reservado. A cria, de Cigana e Babu, não tem previsão para mudar de recinto.

Já o filhote de anta, um machinho, que nasceu no dia 16 pesando sete quilos, já curte as bagunças e os descobrimentos típicos de um bebê ao lado da mãe, Paloma e de uma das irmãs. Da família dele fazem parte ainda o pai, Tonto, e outros dois irmãos, um deles, Biscoito, emprestado ao Zoológico de Gramado. Conforme um dos biólogos do Zoo, Eduardo Polanczyk da Silva, a ideia da gestão do parque é realizar uma ação especial, com a participação da comunidade, para a escolha do nome do filhote de anta. De acordo com Silva, em 52 anos de existência do Zoológico da cidade, mais de 20 antas nasceram no local.

Os animais se juntam a outros cerca de 1,1 mil que vivem no Zoo. Para Silva, a presença de dois novos exemplares, além de renovar o plantel e ser motivo de celebração, chama a atenção do público, atraindo ainda mais visitantes. “Para os funcionários, o nascimento de novos animais é sinônimo de sucesso de um trabalho feito com muito carinho. Já para o público é sinal de interesse, algo carismático que instiga a visitação”, comenta. O administrador do parque, Marco Squeff, também celebrou a novidade. “É uma explosão de vida”, disse.

Gestação de 400 dias e pelagem diferenciada ao nascer

De acordo com um dos biólogos do Zoo, Eduardo Polanczyk da Silva, a gestação de uma anta dura de 390 a 400 dias. O animal, que chega a pesar 250 quilos na fase adulta vive em torno de 30 anos. Quando nasce, a anta filhote possui uma pelagem marcada por listras, diferenciada dos exemplares adultos, que é lisa. Segundo Silva, a coloração serve de proteção para o animal, auxiliando na camuflagem dos pequenos. 

Babuínos podem viver até 36 anos 

Os macacos babuínos, segundo um dos biólogos do Zoo, Eduardo Polanczyk da Silva, possuem uma gestação que varia de 165 a 174 dias. O animal adulto, que vive até 36 anos, pesa, em média, de 12 a 20 quilos.

Visitação 

 O Parque Zoológico é aberto à visitação de terça a domingo, das 8h30 às 17 horas. Os ingressos para adultos custam R$9. Pessoas acima de 60 anos e estudantes pagam R$4,50. Crianças até 10 anos não pagam. Informações pelos telefones 3474-1499 ou 3451-0040



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabriela de Esteio é a Musa Inter 2015

Esteiense Natália Anadon Minetto está na final do Miss RS 2016

Modelo sapucaiense poderá ser escolhida dançarina do Domingão do Faustão