RS: ex-miss se afasta do governo por atrito com secretário

Gabriela Markus, filiada ao PMDB, teve atritos com o titular da pasta, Juvir Costella




Pouco mais de quatro meses após assumir como secretária adjunta de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, a ex-miss Brasil Gabriela Markus pediu demissão do cargo. O motivo foi o mesmo que já havia feito o ex-jogador de vôlei Paulão deixar a diretoria de Esportes: atritos com o titular da pasta, Juvir Costella.
Gabriela é a segunda baixa na secretaria em um mês. No início de abril, o ex-jogador de vôlei Paulão, que então ocupava a Diretoria de Esportes, também pediu exoneração. Ao sair, Paulão fez uma série de críticas à Costella, citando manifestações inconvenientes e a forma ameaçadora como ele trataria funcionários. À época, ganhou publicidade uma situação ocorrida em março, e envolvendo Costella, Paulão e Gabriela. Na ocasião, Costella teria feito uma brincadeira dizendo que Gabriela e Paulão deveriam reservar quarto com cama de casal durante uma viagem de trabalho, causando constrangimento a ambos.  Quando Paulão deixou o cargo, o secretário atribuiu a mudança às dificuldades do ex-jogador em conciliar o trabalho e seus interesses particulares. 
Interlocutores do governador José Ivo Sartori (PMDB) confirmam que a Secretaria do Esporte tem se mostrado uma ‘dor de cabeça’ desnecessária e que é difícil resolver a situação, em função do arranjo feito pelo governador, que priorizou a abertura de uma vaga para Ibsen Pinheiro na bancada peemedebista na Assembleia Legislativa. Na eleição do ano passado, Ibsen disputou uma cadeira na Assembleia, mas obteve a terceira suplência. À sua frente ficaram Costella e Maria Helena Sartori, esposa do governador.
Na montagem do governo, Sartori ‘puxou’ o deputado eleito Fábio Branco para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, abrindo vaga para Costella. Este, mesmo sem qualquer vinculação anterior com a área do Esporte, foi então nomeado titular da pasta, abrindo vaga no Legislativo para Maria Helena. A esposa de Sartori também recebeu cargo no Executivo. Ela comanda o Gabinete de Políticas Sociais que, em fevereiro, ganhou status de secretaria. A mudança permitiu que Maria Helena se licenciasse da Assembleia sem precisar renunciar ao mandato. E, com as recolocações, Ibsen finalmente assumiu uma cadeira como deputado.
Gabriela, por sua vez, chegou à secretária-adjunta após ter sido uma das apostas do PMDB gaúcho para a Assembleia no ano passado. Na corrida por uma cadeira no Legislativo, ela obteve 26.324 votos (apenas 200 a menos do que Ibsen), ficando com a quinta suplência. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabriela de Esteio é a Musa Inter 2015

Modelo sapucaiense poderá ser escolhida dançarina do Domingão do Faustão

Esteiense Natália Anadon Minetto está na final do Miss RS 2016