Carroça com placa 001 já circula por Esteio

Moradora do Parque Primavera, Fabiane Pereira dos Santos saiu da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Esteio, na tarde desta quinta-feira (3), com a primeira carroça emplacada do Município. Ela também recebeu o certificado de regularização do veículo de tração animal.

Desde a última segunda-feira (30), os carroceiros de Esteio precisam fazer, gratuitamente (até o final de outubro), a regularização e emplacamento das carroças ou similar. Oito proprietários já fizeram a requisição de placa. A ação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Avenida Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto – junto ao Parque Galvany Guedes). A obrigatoriamente do emplacamento foi aprovada em abril pela Câmara de Vereadores depois de projeto encaminhado pela Prefeitura de Esteio.

O objetivo com a lei, que prevê multas para o carroceiro que jogar entulhos em vias públicas ou terrenos baldios e disciplina a atividades, inclusive no que diz respeito ao cuidado com os cavalos, é chamar a categoria para ajudar na limpeza da cidade, oportunizar trabalhos de educação e conscientização e possibilitar a fiscalização.

No dia 30 de outubro, será realizada uma capacitação com todos os carroceiros cadastrados. A atividade terá duração de quatro horas com noções sobre leis de transito e conhecimento sobre meio ambiente, entre outros assuntos relacionados com a atividade. O local e horário serão definidos.

A partir do dia 1º de novembro, os proprietários de veículo de tração animal que não tiverem emplacado as carroças terão que pagar pelo custo do material (placa,lacre e placa refletiva), valor correspondente a 3,625 UFRMs (atualmente, cerca de R$ 10).

Quem for flagrado sem registro estará sujeito a multas, que variam de 5 UFRMs a 150 UFRMs, e a apreensão do “veículo”. A carroça ficará no pátio da SMSMU e a diária terá o valor de 2 UFRMs. O animal não será apreendido e ficará sob a responsabilidade do proprietário. O carroceiro poderá ser preso se a conduta praticada constituir qualquer crime, especialmente no caso de crime ambiental.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabriela de Esteio é a Musa Inter 2015

Modelo sapucaiense poderá ser escolhida dançarina do Domingão do Faustão

Esteiense Natália Anadon Minetto está na final do Miss RS 2016