Governator Sartori assina segundo decreto de emergência coletivo no RS

O governador José Ivo Sartori assinou no começo da noite de quinta-feira(22) a publicação do segundo decreto de emergência coletivo por conta das chuvas. Ao todo, 36 municípios foram contemplados. Ao todo, de acordo com o Piratini, 158 mil pessoas foram afetadas pelos temporais dos últimos dias.

Em rápido pronunciamento, Sartori pediu que a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estimule as prefeituras que ainda não têm a criarem defesas civis municipais a fim de agilizar o processo em situações futuras.“Chegou a hora da Famurs orientar seus municípios para eles se prepararem e terem as suas próprias defesas civis. Estamos com a nossa Defesa Civil pronta para ajudar no processo necessário”, disse.

Sartori ressaltou ainda que novas cidades poderão ser incluídas em decretos coletivos nos próximos dias. “A gente está conversando com o Ministério da Integração para que as grandes cidades, por conta do que têm de orçamento e de renda, mesmo tendo havido grandes problemas não conseguem alcançar os índices estabelecidos pela norma nacional”, apontou.

A Defesa Civil espera que o Ministério da Integração publique a homologação do decreto já no Diário Oficial desta sexta-feira(23).

Quase um terço dos municípios gaúchos atingidos

A Defesa Civil elevou o número para 131 cidades atingidas pelas chuvas, independentemente dos pedidos de emergência, desde o começo de outubro. O total equivale a 26,3% do total de 497 municípios do Rio Grande do Sul. Foram acrescentados a lista Arroio do Meio, Amaral Ferrador, Bom Princípio, Candelária, Jarí, Santana do Livramento e São Francisco de Assis.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, 158,7 mil foram afetados pelas intempéries no total de 37.808 residências afetadas. Mais de seis mil famílias estão desalojadas e outras 1,2 mil desabrigadas em todo o Rio Grande do Sul.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabriela de Esteio é a Musa Inter 2015

Modelo sapucaiense poderá ser escolhida dançarina do Domingão do Faustão

Esteiense Natália Anadon Minetto está na final do Miss RS 2016