Antigo Seminário Claretiano abrigará órgãos da prefeitura de Esteio

A restruturação prevê ainda a construção de um estacionamento no subsolo e a manutenção da capela para o uso da comunidade


Esteio – O prédio do antigo Seminário Claretiano passa por reforma, o espaço de 700 m² abrigava capela e auditório. Após quatro anos do incêndio do seminário e clamor da comunidade obra realizada pela Prefeitura pretende instalar diversos departamentos da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, com a finalidade de modernizar a estrutura da pasta e garantir maior proteção ao espaço, constante alvo de vandalismo. O investimento é de R$ 252 mil e a obra deverá ser concluída em setembro.  

A restauração do Seminário Claretiano foi apresentada a lideranças empresariais e comunitárias do Município na terça-feira (9), em reunião realizada no Clube Aliança, no Centro.

A restruturação prevê ainda a construção de um estacionamento no subsolo e a manutenção da capela para o uso da comunidade. O prédio principal, condenado devido o incêndio, será limpo e um estudo será realizado para implantar um espaço para caminhada, um playgroud e uma quadra de esporte, que também poderá ser utilizado para realizações de feira.

Saiba mais:

O estabelecimento foi fundado por padres claretianos que se instalaram em Esteio em 1940, tendo sido o único seminário desta ordem edificado no Rio Grande do Sul. O prédio principal foi inaugurado em 1943, em um terreno na área rural de Esteio, que ainda fazia parte do município de São Leopoldo, permanecendo em funcionamento até 1990, quando o seminário foi fechado e suas atividades transferidas para o Paraná.

O terreno e os prédios ficaram desocupados, tornando-se patrimônio histórico e cultural do município em 2000, e propriedade da Prefeitura Municipal em 2001. Em 2005 um incêndio destruiu o prédio principal, restando praticamente apenas as paredes. Em 2011 houve o desmoronamento do frontão com a imagem de Maria. 














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabriela de Esteio é a Musa Inter 2015

Esteiense Natália Anadon Minetto está na final do Miss RS 2016

Modelo sapucaiense poderá ser escolhida dançarina do Domingão do Faustão