Lobo em pele de cordeiro



quarta-feira, 28 de agosto de 2013


Publicado em 05.10.2012
Fatos & Boatos


 

O advento das cheias, que provocou manifestações populares em Esteio contra a Prefeitura, trouxe à tona as posturas autoritárias da Gestão de Gilmar Rinaldi, protagonizadas pela Secretaria de Articulação Institucional e Comunicação. O silêncio obsequioso do titular da pasta, Sigfried Bernich, mostra que os burocratas do palácio de Esteio estavam procurando compreender os motivos da manifestação popular. Optaram em tentar ludibriar as autoridades judiciais da cidade com peças jurídicas que procuravam vincular o trabalho do jornal com alguma motivação eleitoral. Como se o jornal tivesse provocado a enchente, organizado os populares a se insurgirem contra a atual gestão. Nossa relação é com vocês leitores e não nos atrelamos e nem nos abalamos com o desespero destas autoridades, que por acaso do destino caíram em contradição.

Desespero faz cair a máscara
O descaso e a ofensiva contra o Jornal Eco do Sinos promovido pela coligação Frente Por Esteio, que defende a reeleição do Prefeito Gilmar Rinaldi, busca interromper o trabalho desta empresa de comunicação comunitária. Tal postura facilitaria a difusão de versões oficiais sobre os acontecimentos da cidade, tornando mais fácil ludibriar as pessoas de bem, uma vez que não existiria qualquer contraponto sobre as notas emitidas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Um cacoete do estado único, do totalitarismo que trouxe a falência das relações humanas no século XX e ainda persiste nas ações das autoridades nos dias de hoje. Os desdobramentos desta política trouxe à nossa civilização a necessidade redigir uma Declaração Universal dos Direitos Humanos, que pudesse servir como um paradigma à política, evitando a extinção da humanidade pela política e seus trágicos desdobramentos que editaram duas guerras mundiais naquele século.

Joceane Gasparetto abre o jogo
A comunicação comunitária é o resultado das manifestações da cidade, do Poder Público, da sociedade civil em geral. A comunicação da prefeitura é a assessoria de imprensa, que mostra o interesse da Administração Municipal e sua gestão. O Jornal Eco do Sinos trabalha com abas as informações, pois não é um jornal da Prefeitura, editado pelos interesses pessoais de um pequeno segmento da cidade que precisa da reeleição de Gilmar. Tal postura adotada pelo Jornal Eco do Sinos gerou desconforto e manifestações, tais como a da petista Joceane Gasparetto, secretária do Prefeito de Canoas Jairo Jorge e esposa do Diretor de Comunicação de Esteio, Marcos Silveira. Joceane disse em rede social que não pagaram o que o
Jornal pediu, por isso a empresa teria adotado tal posição. A manifestação de Joceane nos motivou a perguntar ao prefeito Gilmar Rinaldi qual o problema desta gestão com o trabalho que desempenhamos na cidade. Gilmar respondeu que não tem nenhum problema pessoal com o jornal. Então nos resta compreender que tais conflitos são oriundos da disputa de poder travada dentro desta gestão, marcada pela sua fragmentação que vem utilizando o Jornal Eco do Sinos como “bode expiatório” para justificar os desgastes de Gilmar em suas bases políticas. E a revolta popular?
A saída para os asseclas da Frente por Esteio justificar a revolta popular foi atribuir conotação eleitoral. Porém, pecam pela falta de memória e por manterem os tímpanos obstruídos para as manifestações da comunidade. Os populares reagiram com indignação e frustração diante das expectativas apresentadas pelo
próprio prefeito. Às vésperas da tragédia foi divulgado em jornal regional os avanços de sua gestão, entre eles a questão das cheias, porém o jornal de pouca circulação na região dos atingidos acabou servido de instrumento político na disputa eleitoral da cidade, em que simpatizantes da candidatura de Vanderlan Vasconselos apresentaram a contradição publicada pela Frente Por Esteio aos populares. Conseguiram tal “matéria jornalística” com um jornal de São Leopoldo, ausente do cotidiano da nossa comunidade. Como se não bastasse, o prefeito Gilmar Rinaldi, na condição de candidato à reeleição realizou duas reuniões na região atingida em que reforçou os conteúdos apresentados em seus panfletos eleitorais, em que apresenta “Esteio sem enchentes, com ótima saúde e uma gestão democrática e de diálogo”. Diante do contraste, do que foi dito e a realidade da água invadindo as residências os populares se rebelaram contra a administração.


Uma ação para calar a boca da comunidade
Para calar a comunidade a coligação Frente por Esteio ingressou com um pedido judicial para que o Jornal Eco do Sinos não reproduzisse qualquer conteúdo acerca daquele evento. Eles compreendem aquela manifestação popular como falsa, sem legitimidade, realizada por candidatos da oposição. É evidente que não acatamos tal posicionamento e nos mantivemos ao lado dos nossos leitores, mesmo que isso contrarie os interesses pessoais e políticos de Gilmar Rinaldi, que ainda precisa aprender a conviver com o contraditório para que possa afirmar alguma política que orbite em torno do espectro democrático. Sabemos que estamos sendo tratados como adversários, porém isso é um movimento político maquiavélico que busca neste conflito justificar a incompetência dos gestores com o segmento da comunicação em nossa cidade. Continuaremos editando e dando voz à população da nossa cidade, independentemente dos resultados eleitorais, pois não nos compete o Governo, somos imprensa e enfrentaremos todas as dificuldades necessárias para executar nosso trabalho, como fizemos nos últimos 26 anos em Esteio.

Expediente:

Telefone/Fax:

(51) 3473.1718

Nosso e-mail:

Redação
Rua Bento Gonçalves, 1244 - Cx. Postal 402 - Centro - CEP 93265-350 /
Rua Fernando Ferrari, 1047 - CEP 93260-040
Esteio, RS

Razão Social:
Editora Jornalistica Scholl Heinz Ltda.
Fundado em: 8 de novembro de 1985

Diretora:
Maria Inês Scholl Heinz 

Circulação:
Região Metropolitana do Rio Grande do Sul 

Sítios

Redes sociais
orkut: ecodosinos
fan page: Jornal Eco do Sinos




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabriela de Esteio é a Musa Inter 2015

Modelo sapucaiense poderá ser escolhida dançarina do Domingão do Faustão

Esteiense Natália Anadon Minetto está na final do Miss RS 2016